Será que era carbureto?


Estava vendo o jornal, aqui na net, quando me deparei com esta matéria e chamei a minha esposa para compartilhar. E assim, iniciamos uma pequena conversa:

– Amor, eu suponho que o que foi jogado na fossa foi carbureto.

– Mas por que você acha isso?

– Há ditados populares que recomendam jogar carbureto para tirar o cheiro da fossa.

– E isto dá certo?

– Para tirar o cheiro por alguns dias, sim, mas é uma medida completamente paliativa.

– Por que paliativa?

– Paliativa, por que o que dá cheiro à fossa é o material orgânico presente, vulgo “cocô”. E o carbureto não vai destruir o material orgânico. Em breve o “cheiro de fedor” vai voltar. eheheh

– Mas, o que fazer então?

– O mais simples seria retirar este material orgânico da fossa e descartá-lo em local apropriado. Há desentupidoras especializadas nisso, mas o preço é um pouco salgado para a população mais carente, ficando impraticável para eles.

– Então o que a população mais carente deve fazer?

– As mesmas coisas que as desentupidoras fariam, ou seja, retirar o material orgânico e descartá-lo em local apropriado ou enterrar. O problema é que este método pode ser um pouco desagradável, pois o material deverá ser retirado com um balde e com a força dos braços.

– Mas o que ocorreu neste caso?

– Na fossa há a presença de, no mínimo, dois gases. Um deles é o metano.

– O metano não é aquele das flatulências?

– Esse mesmo, amor! Por isso ele é encontrado na fossa. O metano também é conhecido como gás do brejo ou gás dos pântanos e tem formula CH4. E, por incrível que pareça, ele é o nosso GNV – o gás com que algumas pessoas abastecem o carro. Incrível né?

– É incrível. Mas voltando ao assunto da fossa…

– Então voltando à fossa… O outro gás é, na verdade, uma classe de gases, à base de enxofre, como o ácido sulfuroso (H2S) e as mercaptanas, que são inúmeras. São estes gases que dão o cheiro de fedor. [risos]

– E o bacana é que as mercaptanas, na sua grande maioria, são extremamente fedidas. Por isso elas são adicionadas ao gás de cozinha. Para dar cheiro de fedor e assim possamos identificar um possível vazamento do gás. Legal né?

– Ei, mas por que a fossa explodiu?

– A fossa está fechada e com uma grande quantidade de metano que pega fogo. Aí o pessoal joga carbureto que em contato com água produz gás acetileno, hidróxido de cálcio e uma grande quantidade de calor que os químicos chamam de reação exotérmica (exo= externo; térmica=calor).

– O gás acetileno é o gás utilizado nos maçaricos. Então, dá pra imaginar o que ocorre?

– Nossa, dois gases extremamente inflamáveis e sob determinada pressão. Temos uma bomba!

– Exatamente. E o outro produto produzido pelo carbureto, o hidróxido de cálcio – que é uma base forte, conhecida pelo pessoal como CAL HIDRATADA – pode provocar queimadura química.

– Nossa então além de queimar com calor queima quimicamente?

– Sim, e como….

– Nossa, mômô, como você sabe tudo isso??? Bem que você podia mandar para a RPC e para os bombeiros, pois eles não souberam dizer porque a explosão ocorreu.

Anúncios

8 Respostas para “Será que era carbureto?

  1. Verdade prof° Manda pro bombeiros assim vai facilitar o serviço deles de descobrir o que foi jogado na fossa! Tenho orgulho em prof em ter aula com você! bjus aluna 2° noite pinheiro do pr. Taize.

  2. Roberto Morabia Beniste

    Moro ao llado de um valão que ja foi um rio e hoje tem um fluxo de agua de 2 dedos de altura.

    Quando faz muito sol da um cheiro muito ruim, e descobri que algumas casas jogam esgoto e tambem a uma valvula de escape do esgoto que quando esta sobrecarregada joga o referido no rio.

    Nunca vi fezes boiando , mas o cheiro as vezes no verão incomoda. O que posso jogar neste valao para diminuir o cheiro?

    • Olá Roberto. Todas as medidas para acabar com o cheiro seriam medidas paliativas. O que recomendo é um trabalho de educação ambiental e conscientização da população para não jogarem mais seus esgotos no rio. E uma denuncia ao ministério publico baseado em sua legislação ambiental.

  3. Bruna(gabriela mistral noite)

    uauuuu!!!! senti ogulho de ser sua aluna agora hein!!hehe

  4. uau!!! shou de bola prof.acho não so os bombeiros mas..tambem os (tecnico em meio ambiente) e OUTROS profissionais que necessariamente deve saber e não tiveram aula de quimica.

  5. Isso explicaria casos de auto combustao humana? ou e pura ficcao? obrigada

  6. TENHO MUI/ DUVADAS SOBRE CARBURETO! meu marido trabalha com eli ha trinta e poucos anos, hoje eli ta com uma bronquit e mui/ fort to vendo a hora
    eli morre de tanta tosse e secresão. falo que foi devido o carbureto eli cheira mui/ forte ja fiquei doente com pneumonia por causa do fedor deli. por favor exclaressa os malis que eli pode cauza ou ser humano e au meio hambiente /?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s