Pilhas / eletroquímica


Conteúdo Extensão Resumo
Pilha (clique aqui para baixar) Lista de exercícios. Word(.doc) Alguns exercícios apresentam gabarito e/ou  resolução.
Pilha (clique aqui para baixar) tabela Word(.doc) Tabela de potenciais de oxidação
Pilha (clique aqui para baixar) aula PowerPoint (.ppt) conceito de pilha (olhar1)
Pilha (clique aqui para baixar) aula PowerPoint (.ppt) Conceito de pilha (olhar2)
Pilha (clique aqui para baixar) Artigo: “Bicentenário da pilha” (.pdf) Este artigo apresenta o contexto da invenção da pilha elétrica no final do século 18 por Alessandro Volta, incluindo a sua célebre controvérsia com Luigi Galvani.
Pilha(clique aqui para baixar) Artigo: “Potencial de eletrodo: uma medida arbitrária e relativa” (.pdf) Neste experimento, utiliza-se um eletrodo de referência não convencional, de laranja, para medir o potencial de alguns metais na solução de seus íons, enfatizando a natureza arbitrária e relativa dos valores de potenciais de eletrodo listados na série das tensões eletroquímicas.
Pilha(clique aqui para baixar) Artigo: “A eletricidade e a química (.pdf) Este artigo destaca a importância da energia elétrica no desenvolvimento das sociedades humanas e nas suas relações. De modo resumido, é apresentada a trajetória que levou à compreensão da eletricidade e à sua utilização na descoberta de novos elementos químicos, bem como a contribuição dos estudos do fenômeno elétrico para uma maior aproximação entre a química e a física.
Pilha(clique aqui para baixar) Artigo: “Celulas a combustível: Energia limpa a partir de fontes renováveis”. (.pdf) Uma das principais forças motivadoras da pesquisa científica e tecnológica é nterval soluções para os problemas que afetam a sociedade, como, por exemplo, a geração de energia. Este artigo define o que são as células a combustível, discute de forma resumida os princípios que determinam o seu funcionamento e apresenta alguns dos mais recentes progressos nas suas aplicações.
Pilha(clique aqui para baixar) Artigo: “Experimentos sobre
Pilhas e a Composição dos Solos” (.pdf) Neste trabalho sugerimos a construção de duas pilhas eletroquímicas a partir de materiais de fácil acesso e que permitem acender lâmpadas de pequeno nterva por nterval de tempo razoável. A primeira delas é uma adaptação da ‘pilha de Daniell’ e a segunda uma modificação da ‘pilha seca’ ou de ‘empilhamento’, que envolve o mesmo conjunto de reações da primeira.
Pilha (clique aqui para baixar) Artigo: “Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental.” (.pdf) Este artigo define o que são pilhas e baterias, apresentando o funcionamento das que mais freqüentemente aparecem no dia-a-dia dos brasileiros. Além disso, considerando que algumas dessas pilhas e baterias têm componentes tóxicos, discute o que fazer com pilhas usadas para evitar problemas ambientais.
Pilha ( clique aqui para baixar) Artigo: “Pilhas de Cu / Mg construídas com materiais de fácil obtenção” (.pdf) Este artigo relata a construção de pilhas à base dos metais cobre e magnésio, para operar pequenos equipamentos eletrônicos, com vantajosa substituição da fita de magnésio por um bastão composto deste metal, utilizado em oficinas de conserto das chamadas “rodas de magnésio”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s